Os negócios e organizações de hoje estão conectados aos seus clientes, fregueses, usuários, funcionários, fornecedores e, por vezes, até mesmo aos seus concorrentes. Dados podem contar uma história sobre qualquer um destes relacionamentos e, com estas informações, organizações podem aprimorar quase todos os aspectos de suas operações.
Apesar destes dados poderem representar algo bastante valioso, o excesso de informações é algo complicado de lidar, e dados incorretos são inúteis. Nestes casos, o método certo para a coleta de dados pode significar a diferença entre insights úteis e complicações demoradas.
Por sorte, organizações possuem diversas ferramentas à sua disposição para a coleta de dados primários. Estes métodos abrangem desde técnicas tradicionais e simples, como entrevistas presenciais, até maneiras mais sofisticadas de se coletar e analisar dados.
Confira os seis melhores métodos para a coleta de dados:
- Entrevistas
- Questionários e levantamentos
- Observações
- Documentos e registros
- Grupos focais
- Histórias orais
Discutiremos cada um destes em detalhes posteriormente.
Métodos para coleta de dados qualitativos vs. quantitativos
Alguns dos métodos abordados aqui são quantitativos, ou seja, lidam com algo que pode ser contado. Outros são qualitativos, o que significa que consideram fatores além de valores numéricos. No geral, questionários, levantamentos, documentos e registros são métodos quantitativos, enquanto entrevistas, grupos focais, observações e histórias orais são métodos qualitativos. Também podem ser aplicadas versões híbridas dos dois métodos.
Você Sabia
Com Jotform, você pode utilizar diversos destes métodos, especialmente quando utilizando nossos modelos para questionário e pesquisas!