Carregando agora

Apresentação da disciplina; Soft Skills- Ingrid Yhorranny dos Santos Lima 2°VB

Apresentação da disciplina; Soft Skills

  No dia 21 de fevereiro de 2025, na 4° e 5° aula do horário da manhã, tivemos a aula introdutória a matéria de Educação Tecnológica e Midiática (ETM).

   Uma disciplina essencial para os dias atuais, está inclusa em temática que vimos no ano passado, chamada: comunicação no século XXI.

 De forma geral, soft skills são habilidades mentais, emocionais, sociais que incluem:  como lidar com situações, se tratando do seu interpessoal e também do pessoal.

O conteúdo foi todo introduzido, pelo professor Renato Soares de Araújo, que utilizou uma abordagem que consistiu em: dividir a turma em quatro grandes grupos, onde trabalhamos juntos para fazer: debates, apresentações (para sala de aula invertida, uma das  metodologias utilizadas na matéria, que consiste em uma equipe específica,                           ficar responsável por uma temática daquela semana, realizar o estudo e na data marcada, além de realizar uma apresentação, geralmente acompanhada de uma dinâmica para melhorar o entendimento).

A princípio fomos direcionados às “salas” de aula no Google classroom ou Google sala de aula. Nesta aula, após dividir as equipes, fizemos três atividades em sala, deixando uma como “opcional”( poderia ser realizada em outro momento, desde que não passasse o prazo), uma no Padlet, uma no Google Forms e a outra no Curtegrama.

Na atividade do Padlet nós trabalhamos uma pequena dinâmica em razão de citar nossas expectativas nessa retomada da matéria, comparando com o ano passado, tendo em mente os novos assuntos e entre outros. 

No Curtigrama, fizemos uma autoavaliação, onde colocamos nossas preferências, nossos gostos, as coisas que nós não gostamos e assim por diante. 

Ainda dentro da metodologia trabalhamos com uma dinâmica chamada desenhando com instruções.
escolher dois membros da equipe onde um deles se separaria do grupo enquanto o grupo iria elaborar uma imagem um desenho para que o indivíduo que ficou orientasse aquele que se afastou do grupo a fim de fazer com que ele desenhasse o mais próximo possível do desenho. As participantes escolhidas da nossa equipe foram: Ana Sara e Anna Clara

As questões no Google forms são com o intuito de aprofundar o conhecimento no assunto trabalhado. 

Também recebemos a pequena informação de que a equipe com o perfil com uma melhor organização, ou seja que tenha um feed, stories, destaque e uma biografia, bem organizada e completa teriam a pontuação Extra na disciplina.

Essa aula me remeteu muito à primeira aula no primeiro ano, só que desta vez eu senti

 mais tranquilidade e interação dos colegas no geral. 

Foi uma aula tranquila e produtiva.

E com isso concluímos a aula introdutória de Educação Tecnológica Midiática.

alguns registros da dinâmica:
whatsapp-image-2025-02-21-at-19-24-37-1-300x169 Apresentação da disciplina; Soft Skills- Ingrid Yhorranny dos Santos Lima 2°VB whatsapp-image-2025-02-21-at-19-24-35-300x169 Apresentação da disciplina; Soft Skills- Ingrid Yhorranny dos Santos Lima 2°VB

Compartilhe:

Últimas publicações