Apresentação do diário de bordo
Diário de bordo
Por: Isabele Ribeiro de Oliveira
1 ano, vendas A
DIÁRIO DE BORDO
ISABELE RIBEIRO DE OLIVEIRA 1 ANO VA
Semana 1
Tema: Segurança digital – práticas seguras no uso de tecnologias e redes socias
Nossa primeira aula foi a apresentação da matéria de etm (educação tecnológica mídiatica)
Após isso, teve a separação dos grupos que vai ser o mesmo até o final da matéria.
Fizemos uma apresentação sobre nossas expectativas para o nosso ano na ecit no padlet.
Fizemos um formulário para dizermos sobre o que gostamos de fazer, o que fazíamos no nosso tempo livre, que foi o curtigrama no forms.
Fizemos também um formulário sobre: práticas seguras no uso de tecnologias e redes sociais.
Antes, durante e após as demandas, eu e minhas colegas discutimos sobre as redes sociais e como devemos usá-las de forma consciente e tiramos algumas dúvidas com o professor de como funcionava o classroom.
Meu grupo criou um grupo no WhatsApp para nos comunicarmos melhor e para resolver as demandas da melhor forma.
Gostei muito das atividades, acho que a tecnologia é uma das melhores ferramentas aprender de forma divertida e dinâmica.
Dia 14 de março
Semana 2
Tema: Internet das coias – aspectos históricos e conceitos.
Nesta aula, o professor deu novamente a instrução de como usar o padlet e disponibilizou um link para fazermos uma demanda em grupo.
Como o grupo ja foi separado, apenas fizemos nos juntar e começamos a discutir sobre a demanda, que era para pensarmos em como melhorar a segurança de um aplicativo.
Meu grupo é formado apenas por meninas e decidimos escolher o Instagram para tentar melhorar a segurança desse aplicativo, que é o mais usado pelo grupo inteiro
Debatemos sobre como melhorar, todas as meninas mandaram alguma coisa sobre como melhorar a segurança, juntamos nossas ideias em um grupo do WhatsApp que fizemos nosso na primeira aula, e fizemos um texto para a nossa crítica de como melhorar a segurança do instragram para postarmos no padlet.
Dia 21 de março
Semana 3
Tema: Cibercultura – a comunicação entre os mundos virtuais.
É o movimento das tecnologias digitais, especificamente a internet, busca compreender os aspectos culturais e socias das pessoas no contexto digital, você pode conectar culturas, pessoas, raças, por meio da troca de informações pela internet, sobre os mundos virtuais, não é incrível como eu daqui do Brasil posso falar com alguém da China por meio da internet? É assim que se conecta mundos diferentes por meio do mundo digital, você pode simplesmente criar um laço com alguém que está do outro lado do mundo só porque a única coisa que vocês tem em comum é que ambos tem internet, você pode construir esses laços em jogos, calls e etc
Dia 28 de março
Semana 4
Tema: Sociedade conectada – tendências tecnológicas e impactos na sociedade.
As tendências tecnológicas são literalmente a evolução das inovações tecnológicas, a tecnologia ja passou por muitas tendências, do mais antigo, como o rádio, até o mais atual, a internet, essas inovações transformaram a comunicação humana, e essas inovações são muito importante tanto para o mercado de trabalho, pelo crescimento econômico, tanto para o desenvolvimento social, quanto mais a empresa for tecnológica, mais rápido ela vai se adaptar às novas mudanças do mercado de trabalho.
Por conta da internet e das redes sociais, a sociedade é conectada, influenciando pessoas e comportamentos, e principalmente formando opiniões, comunicação em tempo real e ao vivo, facilita o processo global de comunicação, e essa facilidade transformou as áreas da educação, economia e até a diplomacia, além de proporcionar maior inclusão e acessibilidade, garantir que todo tipo de pessoa tenha direito a internet e principalmente a informação.dia 4 de abril
Semana 5
Tema: Universo das tics – o que são tics e seu impacto no mundo do trabalho.
O professor deu a orientação da demanda para essa aula.
A demanda foi escolher, em grupo, entre fazer um vídeo ou um infográfico sobre os temas:
• Importância da Lei que proíbe a utilização de smartphones na escola sem a devida autorização, para possível uso indevido.
• Importância da Lei geral de proteção de dados ( LGPD)
• “Como a mídia influencia nosso dia a dia?” Com exemplos e dicas para um consumo consciente.
• “10 atitudes positivas nas redes sociais” e outra “Como construir uma imagem digital saudável?”
Meu grupo escolheu fazer essa demanda em forma de infográfico
Dividimos por duplas no nosso grupo do WhatsApp e cada dupla fez sobre um tema específico desses que citei a acima.
Semana 6
Tema: STEAM – criatividade, inovação e empreendedorismo com steam.
STEAM é uma sigla que representa cinco aéreas de conhecimento, que são: ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
Seu principal objetivo é desenvolver esses conhecimentos de forma criativa e desenvolver um pensamento crítico e inovação, além de resolver problemas.
Não tivemos aula, pois foi feriado da sexta-feira santa, dia 18 de abril.
Semana 7
Tema: metodologias ativas no meio digital – metodologias ativas e aplicações práticas.
O professor anotou nosso assunto no quadro.
Depois ele foi explicar sobre a demanda que íamos ter no dia, que foi esse diário de bordo, nos ensinou a fazer o post, aonde iremos postar esse diário que é no próprio blog do professor.
Também tirei dúvidas sobre a questão de como comprovar qua estamos na aula e participando dela, ele (professor) aconselhou a tirar foto em toda aula e inclusive tirei a dessa aula.
Tirei dúvida sobre como se cadastrar no trello, aplicativo para todo grupo de etm dividir suas tarefas
Também pedi ajuda a minha líder, para ver o modelo de como fazer esse diário de bordo
Tivemos uso livre para mexer no celular (uso pedagógico) nessa aula, entao eu adiantei o diário de bordo da semana 1 e semana 2
Semana 8
Tema: Fusão entre criador e consumidor de conteúdo – avaliação e construção de conteúdos confiáveis e atraentes.
A partir desse assunto, devemos analisar que tipo de conteúdo nos atrai, ou seja, que seja esse “atraente” que foi citado, e quando acharmos interesse um conteúdo, antes de tudo, devemos analisar para confirmar se o conteúdo e as informações que foram citadas são verdadeiras ou se foi apenas um desinformado que escreveu para propagar para mais desinformados informações não verídicas. Devemos analisar, quem foi o autor do conteúdo? Tem credibilidade? Se foi alguma fonte segura e confiável que propagou esse conteúdo, se há fontes reais que sustentam essa informação, se o conteúdo está te informando ou apenas manipulando.
Para construir um bom conteúdo, precisa ser claro, objetivo, com informações verídicas, tem que ter responsabilidade para propagar, ser autêntico para ser um conteúdo atraente para outras pessoas e que tenha uma linguagem acessível para mais pessoas terem acesso ao conteúdo.
Dia 2 de maio
Semana 9
Tema: Mídia e sociedade – a mídia na sociedade – acesso, influência e transformação.
A mídia na sociedade, como já ocorreu, a mídia quase sempre vai favorecer o governo, como foi o caso de Getúlio Vargas (tudo bem que foi obrigatório só postar coisa boa sobre o governo, mas) sempre vai tentar encobrir os “erros” que o governo cometeu, sendo a falta de atenção em alguma área, ou algum crime cometido por alguém da alta patente, e tudo, apenas para continuarmos acreditando e crendo que tudo que o governo diz, está certo, isso é um dos exemplos ruins da mídia.
Mas também tem seu lado bom, porque mesmo que tentem, sempre vai ter alguém que vai mostrar a verdade e vai nos dar acesso a informações que o governo estava tentando encobrir, dando acesso às informações que a gente precisa, faz nossa percepção se transformar e faz a gente pensar que o governo não tem tanta influência assim sobre as pessoas, por isso é tão impossível a mídia na sociedade e o quanto é importante procurarmos saber mais informações por meio dela.
Dia 9 de maio
Semana 10
Tema: Minha voz na rede – expressão pessoal em rede.
Como as redes sociais afetam a nossa vida off? Todos nós somos muito influenciados por sermos seres humanos, mas especificamente, somos muito influenciados pelas redes sociais, porém as redes socias tem seu lado bom, por exemplo: você pode fazer posts no instragram sendo bem criativo e expandindo os limites usando apenas as ferramentas do próprio aplicativo, colocando sua criatividade pra fora e estimulando outras pessoas a fazerem o mesmo, por meio desses posts, ou até fazendo pessoas se sentirem acolhidas ao se identificarem com seu post. Outra parte que ao mesmo tempo que é boa, também é ruim são os influenciadores, existe pessoas que influenciam apenas por dinheiro e propagam coisas fúteis, por exemplo: casa de aposta, aplicativo de aposta, tipo o tigrinho, mas existe influenciadores que influenciam coisas boas, eles querem inspirar as pessoas a se parecem com eles, fazendo grandes atitudes, por exemplo: fazendo doações ou juntando doações com outros influenciadores, principalmente em datas comemorativas como o Natal, a Páscoa e etc. Dia 16 de maio
Compartilhe:
Publicar comentário