Diário de bordo equipe 3 TechTost 2 VB
*Semana 1*
a) Quais vivências eu já tive que estão relacionadas com a temática apresentada?
Já tive experiências relacionadas ao desenvolver soft skills ao participar de atividades em grupo de forma online, como trabalhos acadêmicos em que precisávamos nos comunicar pelo WhatsApp ou plataformas como o Google Meet. Também tive que me expressar de maneira clara e respeitosa para resolver dúvidas com professores via e-mail ou mensagens, além de já ter feito postagens em redes sociais, em que era necessário transmitir uma mensagem de forma cuidadosa para evitar interpretações erradas. Todas essas situações exigiram habilidades como comunicação eficaz, empatia, responsabilidade e capacidade de adaptação.
b) Qual foi o aprendizado dessa aula, e como posso usar essa prática ou esse conhecimento na minha área?
O principal aprendizado foi perceber como é importante ter boas soft skills, principalmente a comunicação, a empatia e a organização, para lidar melhor com os outros em ambientes virtuais e presenciais. Entendi que, além de fazer minha parte técnica, saber me comunicar, ouvir, dar feedback e colaborar são fundamentais para o sucesso coletivo. Pretendo aplicar esse conhecimento na minha área desenvolvendo ainda mais minha capacidade de trabalhar em equipe, lidando de maneira profissional com colegas, professores e clientes, sempre buscando resolver conflitos de forma positiva e construir relações de confiança.
*Semana 2*
a) Quais vivências eu já tive que estão relacionadas com a temática apresentada?
Já tive experiências relacionadas à definição de público-alvo ao precisar adaptar a forma de comunicação em diferentes situações. Por exemplo, ao resolver demandas de atividades em grupo online, percebi que precisava entender o perfil dos colegas — se preferiam mensagens diretas, reuniões rápidas ou documentos detalhados. Também ao falar com professores ou familiares, adaptei a linguagem de acordo com quem estava ouvindo, buscando ser mais formal ou mais simples, dependendo da pessoa. Além disso, quando precisei fazer posts na internet, pensei em quem eu queria atingir: amigos, colegas de estudo ou um público mais amplo, ajustando o tom e o tipo de conteúdo.
b) Qual foi o aprendizado dessa aula, e como posso usar essa prática ou esse conhecimento na minha área?
Aprendi que entender quem é o público-alvo é essencial para uma comunicação mais eficiente e assertiva. Saber para quem estou falando me ajuda a escolher as palavras, o canal e o formato corretos. Na minha área, posso usar esse conhecimento para criar projetos, apresentações, campanhas ou até resolver problemas internos com muito mais eficácia, sempre focando nas necessidades e características do público que estou tentando atingir.
**Semana 3 e 4 **
a) Quais vivências eu já tive que estão relacionadas com a temática apresentada?
Já tive contato com o tema ao usar aplicativos que utilizam inteligência artificial, como assistentes virtuais, tradutores automáticos e plataformas de reuniões online que têm funções inteligentes para facilitar a comunicação. Em atividades de grupo online, usamos ferramentas que recomendavam horários para reuniões ou organizavam tarefas automaticamente. Ao falar com professores ou familiares, percebi que muitas plataformas de mensagens e videochamadas utilizam IA para melhorar a experiência. Também, ao fazer posts na internet, usei ferramentas de IA para sugerir correções de texto ou até mesmo imagens relacionadas ao conteúdo.
b) Qual foi o aprendizado dessa aula, e como posso usar essa prática ou esse conhecimento na minha área?
Aprendi que tanto o metaverso quanto a inteligência artificial já fazem parte do nosso dia a dia, mesmo que muitas vezes de forma “invisível”, ajudando na comunicação, na organização e na criação de conteúdo. Na minha área, posso usar esse conhecimento para aproveitar melhor as ferramentas digitais, entender como elas funcionam e buscar novas soluções usando IA, seja para otimizar o trabalho em equipe, criar conteúdos mais relevantes ou melhorar minha produtividade.
**Semana 5 e 6*
a) Quais vivências eu já tive que estão relacionadas com a temática apresentada?
Já vivi situações em que precisei pensar sobre a imagem que estava passando através das mídias digitais, tanto de forma pessoal quanto profissional. Por exemplo, ao resolver demandas de atividades em grupo online, precisei usar aplicativos de mensagens e plataformas como o Google Drive, sempre me preocupando em me comunicar de maneira clara e organizada. Ao falar com professores ou familiares por meios digitais, pensei na melhor forma de transmitir minhas ideias, usando emojis, palavras e até a estrutura dos textos para passar a emoção ou a seriedade necessária. Também já criei posts em redes sociais, pensando nas cores, nas palavras e nos símbolos que melhor chamariam a atenção e transmitiriam minha mensagem — aplicando, sem perceber, conceitos de semiótica e estratégias de marketing pessoal.
b) Qual foi o aprendizado dessa aula, e como posso usar essa prática ou esse conhecimento na minha área?
Aprendi que, na era digital, tudo o que publicamos ou comunicamos carrega significados, interpretações e impactos que vão além das palavras. A semiótica ajuda a entender como as pessoas percebem essas mensagens, e o marketing pessoal e profissional mostra a importância de construir uma imagem coerente com nossos objetivos. Posso usar esse conhecimento para criar uma presença digital mais estratégica e cuidadosa, tanto para me posicionar melhor no mercado de trabalho quanto para fortalecer minha comunicação em projetos, apresentações ou até em contatos profissionais e acadêmicos.
*Semana 8,9 e 10*
a) Quais vivências eu já tive que estão relacionadas com a temática apresentada?
Tive vivências relacionadas ao tema ao participar de grupos online para trabalhos em equipe, onde era necessário tomar iniciativa (protagonismo) e me organizar para que as tarefas fossem cumpridas sem depender totalmente de alguém me cobrar (autorregulação). Também, ao conversar com professores e familiares pela internet, sempre precisei ter cuidado com o que enviava, sabendo que a internet não tem um controle rígido, então a responsabilidade pelo que se publica é pessoal. Ao fazer posts na internet ou buscar informações para atividades, aprendi a verificar a confiabilidade das fontes, diferenciando conteúdos verdadeiros de notícias falsas, para não compartilhar informações erradas.
b) Qual foi o aprendizado dessa aula, e como posso usar essa prática ou esse conhecimento na minha área?
Aprendi que, em ambientes digitais, é essencial agir com responsabilidade, checar informações antes de compartilhar, e desenvolver um comportamento ético sem precisar de uma “fiscalização” constante. O protagonismo e a autorregulação me ajudam a ser mais independente e confiável, enquanto o cuidado com as fontes fortalece minha credibilidade. Na minha área, posso aplicar isso trabalhando de forma mais ética e crítica, tomando iniciativa, usando informações de qualidade e sempre sendo consciente da minha presença e impacto no ambiente digital.
Compartilhe:
Publicar comentário