Carregando agora

Diário de bordo etm semana 1,3 e 4

Diário de Bordo

 

Semana 1

 

No dia 21 de fevereiro, iniciamos as atividades da disciplina com uma aula introdutória bastante importante para o alinhamento das expectativas para o semestre. O professor realizou uma reapresentação do conteúdo programático, explicou detalhadamente como seriam conduzidas as avaliações e reforçou as principais regras de convivência que todos deveríamos seguir, visando criar um ambiente de respeito e colaboração entre os estudantes.

 

Em seguida, o professor apresentou o cronograma de temas que seriam trabalhados semanalmente. A primeira abordagem foi dedicada à apresentação da disciplina e à introdução ao conceito de soft skills, mostrando já desde o começo a preocupação não apenas com o desenvolvimento técnico, mas também com o crescimento pessoal e profissional dos alunos. Durante essa aula, realizamos uma atividade prática voltada ao entendimento da importância das soft skills no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho.

 

Ainda como parte da dinâmica, fomos organizados em grupos, e cada grupo escolheu um líder e um vice-líder, promovendo desde o início o estímulo à liderança, ao trabalho em equipe e à responsabilidade compartilhada. Foi um momento importante para começarmos a construir vínculos e desenvolver competências que serão necessárias ao longo do curso.

 

Um dos pontos altos da aula foi a dinâmica de comunicação, apresentada por meio de um vídeo. Nesta atividade, uma pessoa da dupla deveria criar um desenho simples — como uma linha reta ou um círculo — e descrever verbalmente para que o colega, sem visualizar a figura original, tentasse reproduzir apenas com base nas instruções recebidas. Essa experiência evidenciou de maneira prática a importância da clareza na comunicação, da paciência e da capacidade de escuta ativa, habilidades que são frequentemente subestimadas, mas que têm enorme impacto no trabalho em equipe e no cotidiano profissional.

 

Além disso, o professor disponibilizou um link para que registrássemos nossas expectativas para o ano letivo, convidando-nos a refletir sobre nossos objetivos acadêmicos e pessoais. Por fim, foi proposta uma atividade no Classroom que nos levou a aprofundar a compreensão sobre o conceito de hard skills e soft skills, além de pensar sobre a relevância de desenvolver essas duas dimensões de habilidades de forma equilibrada. Essa primeira aula foi fundamental para criar um ambiente acolhedor e para nos mostrar que o semestre seria construído de forma participativa e reflexiva.

 

 

 

Semana 3 e 4

 

No dia 14 de março, a aula foi realizada no laboratório de informática e teve como foco o desenvolvimento de atividades práticas relacionadas aos temas das semanas três e quatro. A dinâmica da aula foi dividida em dois momentos, de modo a trabalharmos de forma aprofundada cada um dos assuntos propostos.

 

No primeiro momento, abordamos o tema da Semana 3, intitulado “Por trás dos aplicativos”. Cada aluno foi orientado a refletir individualmente sobre os aplicativos que mais utiliza no dia a dia, analisando de que maneira essas ferramentas influenciam a organização pessoal, a comunicação e o aprendizado. A atividade foi elaborada no formato de slides, e a entrega foi realizada de maneira inovadora, por meio de um QR Code disponibilizado pelo professor, o que proporcionou maior praticidade e integração tecnológica às práticas pedagógicas.

 

Durante essa atividade, foi possível perceber a forte presença da tecnologia em nossa rotina, muitas vezes de maneira tão natural que acabamos não nos dando conta da sua verdadeira importância. Aplicativos de organização de tarefas, plataformas de comunicação, redes sociais e jogos fazem parte do nosso cotidiano e desempenham papéis fundamentais, seja no âmbito pessoal, seja no acadêmico e profissional.

 

Complementando esse trabalho, respondemos no Classroom a perguntas que nos fizeram refletir sobre o panorama atual do uso de aplicativos e jogos: quais são os mais acessados, quais seus benefícios para a aprendizagem e de que forma facilitam a comunicação interpessoal. Essa reflexão contribuiu para entendermos que, mais do que entretenimento, os aplicativos e jogos digitais podem ser importantes aliados no desenvolvimento de competências.

 

No segundo momento da aula, começamos a abordar o tema da Semana 4: “Metaverso e Inteligência Artificial”. Essa discussão ampliou ainda mais nosso entendimento sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade contemporânea. Discutimos como o Metaverso e a Inteligência Artificial estão revolucionando as formas de interação social e digital, proporcionando experiências mais imersivas, colaborativas e personalizadas.

 

Durante a reflexão, fomos convidados a analisar também os impactos econômicos, sociais e culturais que essas tecnologias podem gerar, tanto positivos quanto negativos. Consideramos a necessidade de discutir a ética e a responsabilidade no uso dessas inovações, principalmente diante de questões como privacidade de dados, desigualdade no acesso às tecnologias e possíveis substituições de empregos tradicionais.

 

Por fim, refletimos sobre como essas ferramentas podem ser aproveitadas no setor educacional e no mercado de trabalho, trazendo benefícios como a personalização da aprendizagem e o aumento da produtividade, mas também enfrentando desafios como a adaptação constante e a necessidade de atualização das habilidades profissionais.

 

Essa aula foi extremamente rica, pois nos proporcionou uma visão crítica e consciente sobre o uso das tecnologias emergentes, reforçando a ideia de que é fundamental acompanharmos essas mudanças de maneira ética, responsável e preparada para os desafios futuros.

Compartilhe:

Últimas publicações