Diário de Bordo individual
Aluno: Edson Felipe Matias Soares
Turma: 3° Vendas A
No dia 20/02/2025, durante a aula de Empresa Pedagógica, ministrada pelo professor Renato Soares, foi apresentada a disciplina a todos os alunos presentes. Inicialmente, o professor explicou o que é a matéria, destacando que o objetivo central da disciplina EP (Empresa Pedagógica) é preparar os alunos para o mercado de trabalho, proporcionando atividades práticas de gestão de uma empresa fictícia, enfrentando os desafios empreendedores para alcançar a prosperidade do negócio. A disciplina será desenvolvida ao longo do primeiro semestre de 2025.
Logo após, o professor apresentou o conceito do diário de bordo, explicando que essa ferramenta será utilizada para detalhar os acontecimentos de cada aula, registrando o que foi trabalhado e desenvolvido. O diário deverá ser preenchido em todas as aulas ao longo do semestre.
Em seguida, o professor abordou alguns componentes da disciplina, explicando sobre os setores que compõem a estrutura da empresa pedagógica: Recursos Humanos (RH), Operacional, Comercial e Administrativo-Financeiro.
Setores apresentados:
Recursos Humanos (RH): Responsável pelos processos relacionados aos colaboradores. Atua no desenvolvimento dos profissionais dentro da empresa, tendo como principais objetivos: recrutamento e seleção (realização de entrevistas para contratar os melhores candidatos), controle de frequência, definição de férias, organização de benefícios e treinamento e desenvolvimento dos funcionários para garantir a qualidade do trabalho.
Operacional: Conecta-se diretamente à função principal da empresa, abrangendo atividades como logística, compras e controle de estoque. Seus principais objetivos são: atingir metas, executar as partes práticas da operação e controlar a entrada e saída de materiais.
Administrativo-Financeiro: Responsável pelo planejamento estratégico, gestão da tesouraria e dos investimentos, além de coordenar e fiscalizar os demais setores. Em algumas organizações, também incorpora o RH. Seus principais objetivos são: controle de custos e impostos, gestão financeira e organização do fluxo de caixa, promovendo o equilíbrio financeiro da empresa.
Comercial: Focado nos clientes, é responsável pelas vendas e pelas ações de marketing que geram receita e visibilidade para a empresa. Seus principais objetivos são: desenvolvimento de estratégias de marketing, construção da identidade visual e atuação no marketing digital, buscando atrair a atenção dos clientes.
Após a apresentação dos setores, o professor apresentou o cronograma das próximas semanas de aula. Inicialmente, haverá a formação dos grupos e o sorteio dos setores para cada grupo, com rodízios entre os setores. Também foi informado que será disponibilizado um drive para acesso aos documentos e aos diários de bordo de cada setor.
Na sequência, o professor passou as atividades da semana, que consistem em: responder aos formulários no Classroom, escrever sobre as expectativas em relação à disciplina utilizando a ferramenta digital Padlet e realizar um teste de personalidade.Como demanda para a próxima aula, o professor solicitou a criação de um currículo fictício, pois será realizada uma simulação de entrevista de emprego.
Por fim, o professor destinou o tempo restante da aula para a formação dos grupos, sendo definidos quatro grandes grupos proporcionais.
Compartilhe:
Publicar comentário