Carregando agora

Diário de Bordo — Semana 01, Ana Luiza Martins Lucas de Andrade. 2VA

SEMANA 1 (21/02/2025)

Local: ECIT Pastor João Gomes Filho – Sala 06

Duração da Atividade: 1 hora e 40 minutos

Participantes:
• Ana Luiza M. Lucas de Andrade
• Gabrielly Alencar Leite
• Isaque Pinheiro Silva
• Laís Barbosa
• Lucas Gomes de Souza
• Matheus Henrique F. de Souza
• Matheus Silva Ribeiro
• Nicolas Dantas Ferreira
• Ruan Arthur Soares Evangelista
• Sayonara Stefany Ramos Soares

Nesta semana, iniciamos oficialmente a disciplina em nosso contexto escolar. Tivemos uma introdução ao conteúdo que será trabalhado ao longo do período e aproveitamos o momento para esclarecer algumas dúvidas a respeito da metodologia adotada pelo professor.

Por orientação do docente, formamos os grupos que permanecerão juntos durante a execução das atividades propostas. Após a organização dos grupos, os colegas me designaram, juntamente com Isaque Pinheiro, para assumir a liderança do grupo. Com base nisso, realizamos a divisão das funções, buscando garantir um bom desempenho coletivo, promover a harmonia entre os integrantes e alcançar os objetivos propostos.

As funções ficaram assim distribuídas:
• Responsável por atualizar o Instagram: Ana Luiza
• Responsável pelos slides: Isaque Pinheiro
• Responsáveis pela pesquisa: Laís Barbosa, Matheus Silva e Nicolas Dantas
• Responsáveis pela apresentação: Ruan Arthur, Lucas Gomes, Gabrielly Alencar, Sayonara Stefany e Matheus Henrique

Essa organização inicial foi essencial para alinhar expectativas e fortalecer o espírito de colaboração entre os membros do grupo, criando um ambiente propício para o desenvolvimento das próximas etapas do projeto.

Após esse processo, o professor conduziu uma dinâmica voltada ao trabalho em equipe, utilizando desenhos como ferramenta principal. Ao longo da atividade, tivemos a oportunidade de aprender e refletir mais profundamente sobre as soft skills, ou habilidades interpessoais.

Durante a dinâmica, foi possível perceber como a comunicação, a escuta ativa, a empatia e a colaboração são fundamentais para o bom funcionamento de um grupo. A proposta foi leve e criativa, mas ao mesmo tempo rica em ensinamentos, permitindo que cada participante reconhecesse, na prática, a importância dessas competências no ambiente escolar e profissional.

Como reflexão pessoal, compreendi que as soft skills têm um papel tão relevante quanto as hard skills (habilidades técnicas). Elas não são inferiores, mas complementares. Saber trabalhar em grupo, lidar com conflitos, ter iniciativa e manter um bom relacionamento interpessoal são capacidades essenciais para qualquer área da vida. Por isso, valorizá-las e desenvolvê-las é um passo importante para nosso crescimento pessoal e acadêmico.

whatsapp-image-2025-04-24-at-20-00-46-225x300 Diário de Bordo — Semana 01, Ana Luiza Martins Lucas de Andrade. 2VA

Compartilhe:

Últimas publicações