Diario xp individual semana 3, Por trás dos aplicativos. Pietro Thierry Bezerra Gomes 2° Vendas A.
- Na aula da matéria Educação Tecnológica e Midiática (ETM) do dia 18 de março
- de 2025, ministrada pelo professor Renato Soares de Araújo, na turma 2° Vendas A ás 7:30 da manhã. O conteúdo para terceira semana foi, Por trás dos aplicativos.
Por trás dos aplicativos
No início da aula, o professor propôs uma atividade em grupo bastante interessante, com o objetivo de nos fazer refletir sobre algo que geralmente passa despercebido no nosso dia a dia: os termos e condições de uso dos aplicativos que utilizamos com tanta frequência. A proposta consistia em escolher, em equipe, cinco aplicativos populares. A partir dessa seleção, deveríamos escolher apenas um deles para analisar mais a fundo, focando especificamente em seus termos e políticas de uso.
Após uma breve discussão entre os integrantes do meu grupo, decidimos que o aplicativo que iríamos estudar seria o Instagram. A escolha se deu pelo fato de ser uma das redes sociais mais utilizadas atualmente, principalmente entre jovens, e, ao mesmo tempo, por ser uma plataforma cujos termos e condições raramente são lidos com atenção por seus usuários — algo que despertou nossa curiosidade.
Durante a análise dos documentos oficiais do Instagram, nos deparamos com um trecho que nos chamou bastante a atenção. Nele, a plataforma afirma que: “Temos equipes e sistemas que trabalham para combater abusos e violações de nossos termos e políticas, bem como condutas enganosas e prejudiciais.” Apesar da intenção positiva expressa na declaração, a equipe percebeu uma incoerência prática, especialmente quando levamos em consideração a recorrência de conteúdos de cunho sexual ou até mesmo abusivo que continuam circulando pela plataforma sem a devida moderação. Isso nos levou a questionar a real eficácia das ferramentas de monitoramento e denúncia disponíveis no aplicativo.
Essa atividade foi extremamente enriquecedora, pois nos proporcionou uma visão mais crítica sobre o uso cotidiano das redes sociais. Muitas vezes, estamos tão habituados a utilizar esses aplicativos que nem nos damos conta das regras que aceitamos automaticamente ao nos cadastrarmos. Com essa proposta, além de cumprir a demanda da aula, tivemos também a oportunidade de ampliar nosso conhecimento pessoal sobre os direitos e deveres que envolvem o uso da tecnologia, especialmente no que diz respeito ao nosso aplicativo mais utilizado.
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