[ETM 1º Bi] Apresentação da disciplina; Soft Skills (Aula 01)
Grupo 1
1. Âmilly Renata Andrade Barbosa;
2. Ana Sara da Silva Lira;
3. Anna Clara Francelino Onório Pereira;
4. Bianca Lima de Sousa;
5. Ingrid Yhorranny dos Santos Lima;
6. Jhullyan Marcely A. do Nascimento;
7. Milena Marcellino Dantas.
Na primeira semana da disciplina ETM, iniciada em 21/02/2025, foi realizada a apresentação geral da disciplina, seguida de uma introdução aprofundada ao tema das soft skills, que são habilidades interpessoais essenciais para o desenvolvimento profissional e pessoal. Essas competências envolvem aspectos comportamentais, emocionais e sociais, fundamentais para a comunicação eficaz, liderança, tomada de decisão, inteligência emocional, resiliência e trabalho em equipe, entre outras.
Como parte dessa introdução, realizamos nossa primeira atividade qualitativa do 1º período, composta por três etapas: uma interação no Padlet, um curtigrama e um conjunto de questões no Google Forms, com prazo para entrega até 28/02/2025, às 23h59. Essas atividades foram elaboradas para estimular a reflexão sobre a importância das soft skills no ambiente acadêmico e no mercado de trabalho, promovendo o autoconhecimento e o desenvolvimento dessas competências.
Além disso, para incentivar a aplicação prática e criativa dos conceitos estudados, criamos e organizamos o perfil do Instagram “Mind Girls”. O nome “Mind Girls” foi escolhido por seu significado duplo: “mind” em inglês significa mente, e cada letra representa um conceito-chave para o perfil — M: mídia, I: inovação, N: network e D: digital. A identidade visual foi cuidadosamente planejada, utilizando uma paleta de cores vibrantes composta por amarelo, laranja, vermelho, branco e preto, e a mascote escolhida foi Lisa Simpson, símbolo de inteligência e criatividade.
Essa atividade prática não só reforçou o conteúdo teórico sobre soft skills, mas também promoveu habilidades digitais, trabalho colaborativo e planejamento estratégico, elementos fundamentais para o desenvolvimento integral dos estudantes na era digital.
Compartilhe:
Publicar comentário