Semanas 3 e 4 – Lucas Gomes – 2VA
Na terceira semana, o professor Renato trouxe para a aula uma discussão sobre o funcionamento dos aplicativos digitais que usamos no dia a dia, com foco especial em suas interfaces. Ele também explicou conceitos fundamentais, como banco de dados e algoritmos, mostrando como essas ferramentas tornam os aplicativos mais seguros, rápidos e personalizados para cada usuário.
Atividade em Grupo
Dando sequência às atividades, o professor propôs um novo desafio: cada grupo deveria escolher cinco aplicativos e, entre eles, selecionar um para fazer uma análise detalhada dos termos e condições de uso.
O grupo Cyber, do qual faço parte, decidiu estudar o YouTube, principalmente por sua enorme popularidade e por atingir públicos de todas as idades.
Durante a leitura dos termos de uso, algo chamou bastante a nossa atenção: apesar do YouTube apresentar políticas claras sobre moderação e conduta, ainda encontramos muitos conteúdos inadequados circulando pela plataforma. Isso gerou debates no grupo sobre a real eficácia dos mecanismos de controle e até que ponto essas regras são, de fato, aplicadas no dia a dia.
Continuação da Análise (Semana 4)
Já na quarta semana, o professor reforçou a importância de desenvolvermos um olhar crítico e pediu que aprofundássemos ainda mais a análise do aplicativo escolhido.
Ao prosseguir com o estudo do YouTube, encontramos informações sobre sistemas e equipes que trabalham para identificar e remover abusos, violações e comportamentos prejudiciais. No entanto, ao comparar o que está escrito nos termos com a prática, percebemos que o processo de moderação ainda apresenta falhas importantes.
A escolha do YouTube se mostrou muito pertinente justamente porque é uma plataforma acessada por pessoas de todas as idades. No entanto, ficou evidente que, muitas vezes, as políticas de segurança descritas não são tão eficazes quanto deveriam ser.
Compartilhe:
Publicar comentário