Responsabilidade Midiática – TechMind – 2VA
No dia em março na sala 6 nas duas primeiras aulas antes do primeiro intervalo, o professor Renato Soares explicou o tema da aula de hoje “responsabilidade midiática”, no que se refere?
Refere-se ao compromisso ético e profissional que os veículos de comunicação, jornalistas, influenciadores e produtores de conteúdo devem ter ao divulgar informações para o público. A responsabilidade midiática se entende também a influenciadores e redes sociais, que precisam lutar contra a disseminação de fake news.
Veracidade – Checagem de fatos e compromisso com a verdade para evitar desinformação. Como se fosse uma notícia
Imparcialidade – Transmitir informações de maneira objetiva, sem distorcer os fatos.
Transparência – Revelar fontes e possíveis interesses por trás da notícia.
Ética – Respeitar a privacidade, dignidade e direitos das pessoas envolvidas.
Impacto Social – Avaliar as consequências da disseminação de uma informação para evitar pânico, preconceito ou violência.
Responsabilidade Legal – Seguir leis e regulamentos sobre difamação, direitos autorais e discurso de ódio.
Participantes:
Ana Beatriz Silva das Chagas
Dalton Silva Barros Wanderley
Gustavo De França Laureano
Jorge Lima da Silva Neto
Juan Maycon Souza Cirino
Kemilly Sabrina Trajano dos Santos
Nayra Maria Melo de Moura
Pietro Thierry Bezerra Gomes
Sophia Gonçalves de Medeiros
Samuel Ribeiro da Silva
Vinícius Costa Santana
Fontes:
https://brandpublishing.com.br/responsabilidade-midiatica/
https://www.mobiletime.com.br/colunistas/06/06/2023/na-era-da-midia-movel-a-responsabilidade-midiatica-e-fundamental/
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