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Responsabilidade Midiática – TechMind – 2VA

No dia em março na sala 6 nas duas primeiras aulas antes do primeiro intervalo, o professor Renato Soares explicou o tema da aula de hoje “responsabilidade midiática”, no que se refere?

 

Refere-se ao compromisso ético e profissional que os veículos de comunicação, jornalistas, influenciadores e produtores de conteúdo devem ter ao divulgar informações para o público. A responsabilidade midiática se entende também a influenciadores e redes sociais, que precisam lutar contra a disseminação de fake news.

 

Veracidade – Checagem de fatos e compromisso com a verdade para evitar desinformação. Como se fosse uma notícia 

 

Imparcialidade – Transmitir informações de maneira objetiva, sem distorcer os fatos.

Transparência – Revelar fontes e possíveis interesses por trás da notícia.

 

Ética – Respeitar a privacidade, dignidade e direitos das pessoas envolvidas.

 

Impacto Social – Avaliar as consequências da disseminação de uma informação para evitar pânico, preconceito ou violência.

 

Responsabilidade Legal – Seguir leis e regulamentos sobre difamação, direitos autorais e discurso de ódio.

 

 

Participantes:

Ana Beatriz Silva das Chagas

Dalton Silva Barros Wanderley

Gustavo De França Laureano

Jorge Lima da Silva Neto

Juan Maycon Souza Cirino

Kemilly Sabrina Trajano dos Santos

Nayra Maria Melo de Moura

Pietro Thierry Bezerra Gomes

Sophia Gonçalves de Medeiros

Samuel Ribeiro da Silva

Vinícius Costa Santana

 

 

Fontes:

https://brandpublishing.com.br/responsabilidade-midiatica/ 

 

https://www.mobiletime.com.br/colunistas/06/06/2023/na-era-da-midia-movel-a-responsabilidade-midiatica-e-fundamental/

 

 

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