Carregando agora

Semana 06 – Setor Operacional – 03/04 (grupo)

Introdução

Nesta aula do dia 03/04 semana, foi realizada a retomada das atividades pendentes da última aula, dentro da metodologia de trabalho em setores, simulando o funcionamento de uma empresa real. Antes do início das atividades, a turma foi informada sobre o rodízio de setores, e os alunos receberam as novas atribuições de acordo com a reorganização interna.

O objetivo principal foi dar prosseguimento às tarefas práticas para o desenvolvimento da empresa fictícia da turma, com foco em integrar conceitos teóricos a aplicações práticas, desenvolvendo competências de gestão administrativa, financeira, comercial, operacional e de recursos humanos.

Organização e Atividades por Setor

Setor Administrativo/Financeiro

• Objetivo:
Aprofundar o conhecimento sobre caracterização de empresas, estruturação financeira e elaboração de planejamentos de ação.

• Tarefas atribuídas:

Caracterização da empresa:

Estudo e descrição dos tipos de empresa existentes (MEI, ME, EPP, LTDA, S/A etc.).

Definição e apresentação do tipo de empresa adotado para o projeto da turma, justificando a escolha.

Folha de pagamento:

Elaboração de uma planilha de folha de pagamento considerando:

• Cargos existentes;

• Salário individual por cargo;

• Susto total por setor;

• Custo total geral da empresa.

• Plano de ação financeiro (5W2H):

• Criação de um plano de ação utilizando a ferramenta 5W2H (What, Why, Where, When, Who, How, How much) para organizar as ações financeiras, prevendo planejamento de pagamentos, recebimentos e investimento inicial.

Importância pedagógica:

Desenvolver visão estratégica financeira, habilidade de planejamento e análise de custos empresariais.

Setor Comercial

• Objetivo:
Aplicar os princípios do marketing e comunicação empresarial.

• Tarefas atribuídas:

• Mix de Marketing (4 Ps):

Definição dos 4 Ps (Produto, Preço, Praça, Promoção) para a empresa da turma.

Detalhamento de como cada elemento do mix será estruturado para o sucesso do produto/serviço.

• Redes Sociais e Estratégias de Marketing:

Criação dos perfis da empresa nas principais redes sociais.

Definição e apresentação das estratégias de marketing digital a serem utilizadas (postagens, campanhas, impulsionamento, promoções etc.).

• Importância pedagógica:
Capacitar os alunos a entenderem a importância da divulgação e do posicionamento de mercado no sucesso empresarial.

Setor Operacional

• Objetivo:
Analisar a posição competitiva da empresa e estruturar a cadeia de fornecimento.

• Tarefas atribuídas:

Análise SWOT:

• Elaboração de uma matriz SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) da empresa da turma.

Comparativo com a matriz SWOT de um principal concorrente do mercado.

• Levantamento de Fornecedores e Concorrentes:

Pesquisa e identificação dos principais fornecedores e concorrentes no mercado.

Justificativa da escolha dos fornecedores (qualidade, preço, prazos) e dos concorrentes (market share, relevância no setor).

copia-de-organograma-20250427-171516-0000-300x169 Semana 06 - Setor Operacional - 03/04 (grupo)
Principais Concorrentes levantados pelo setor.

 

 

• Importância pedagógica:
Incentivar a análise crítica do ambiente interno e externo da empresa, favorecendo a capacidade de tomada de decisão estratégica.

 Setor de Recursos Humanos

• Objetivo:
Organizar a estrutura de pessoal da empresa e aprofundar no estudo de gestão de pessoas.

• Tarefas atribuídas:

Levantamento de Cargos e Salários:

Identificação de todos os cargos da empresa.

Definição dos salários e benefícios.

Montagem de uma planilha completa, organizada por setor.

• Entrega:

Salvamento da planilha na pasta específica do setor de RH.

Importância pedagógica:
Desenvolver habilidades de organização de estruturas de pessoal e noções básicas de gestão de salários, essenciais para o funcionamento de qualquer organização.

• Orientações Gerais

Todos os setores devem concluir suas atividades até a data limite de apresentação.

As apresentações devem ser claras, objetivas e utilizar recursos visuais (slides, gráficos, planilhas).

A qualidade do trabalho e a participação de todos os integrantes serão considerados na avaliação final.

As entregas práticas servirão como base para a avaliação das competências de organização, planejamento e execução de tarefas.

Conclusão

A aula teve como foco a continuidade do projeto empresarial de forma estruturada e organizada por setores. As atividades propostas visam proporcionar aos alunos uma vivência prática do funcionamento interno de uma empresa, desenvolvendo habilidades de gestão, trabalho em equipe, análise de mercado e planejamento estratégico.

O engajamento de cada aluno será essencial para o sucesso da atividade e para o aprendizado efetivo dos conteúdos aplicados

Compartilhe:

Últimas publicações