Semanas 1, 3 e 4 – Alice – 2VA
Semana 1- ALICE
A primeira aula de Educação Tecnológica Midiática aconteceu no dia 21 de fevereiro de 2025, com o professor Renato Soares. A aula foi leve e produtiva. Formamos os grupos e começamos a falar sobre soft skills. Essas habilidades interpessoais, como comunicação, empatia, trabalho colaborativo e resolução de problemas, são essenciais no ambiente de vendas e foram discutidas como fundamentais na formação técnica. Para praticar, fizemos uma brincadeira: cada grupo escolheu uma dupla, onde um aluno narrava um desenho enquanto o outro tentava desenhar. Arthur e Ana Ester foram os escolhidos do nosso grupo. Nenhum grupo conseguiu desenhar com precisão.
Semana 3 e 4
DIÁRIO DE BORDO – SEMANA 3
Grupo 1
No dia 14 de março de 2025, às 07h30, na Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Pastor João Pereira Gomes Filho, na sala 6, com a turma 2º Vendas A, foi realizada a aula da disciplina Educação Tecnológica Midiática, ministrada pelo professor Renato Soares.
Nesta ocasião, estava programada a apresentação do Grupo 1 sobre aplicativos e jogos, conforme a demanda previamente estabelecida pelo professor. No entanto, o grupo não enviou o material da apresentação dentro do prazo estipulado. Além disso, os demais grupos também não enviaram suas respectivas demandas. Diante disso, o professor remarcou a data da apresentação para a sexta-feira seguinte, dia 21 de março de 2025.
Como a apresentação não ocorreu, o professor Renato Soares aproveitou o momento para ministrar uma aula sobre responsabilidade midiática. O tema abordado envolveu o compromisso ético e profissional que os meios de comunicação, jornalistas, influenciadores e produtores de conteúdo devem adotar ao divulgar informações ao público. Foram apresentados os princípios fundamentais da responsabilidade midiática, que incluem:
Veracidade: compromisso com a verdade e com a checagem das informações antes da divulgação.
Imparcialidade: evitar vieses e garantir que todas as partes envolvidas em um tema sejam representadas de forma justa.
Transparência: fornecer informações claras sobre fontes, métodos de apuração e eventuais conflitos de interesse.
Ética: agir conforme os princípios morais e profissionais da comunicação.
Impacto social: considerar as possíveis consequências das informações divulgadas na sociedade.
Responsabilidade legal: respeitar as leis vigentes, evitando a propagação de fake news, discursos de ódio e informações enganosas.
Durante a aula, os alunos participaram ativamente, relatando casos reais de falta de responsabilidade e ética nas mídias digitais. Após essa discussão, o professor propôs uma atividade em grupo.
A tarefa consistiu em escolher cinco aplicativos populares, analisar seus termos de uso e realizar uma avaliação crítica desses documentos, buscando identificar pontos pouco explícitos ou de difícil compreensão. O nosso grupo, em conjunto, selecionou os seguintes aplicativos:
1. WhatsApp
2. Instagram
3. TikTok
4. Caixa Tem
5. Uber
Após a escolha dos aplicativos, iniciamos as pesquisas e análises sobre os respectivos termos de uso, a fim de compreender melhor suas diretrizes e possíveis lacunas na transparência das informações fornecidas aos usuários.
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