Semana 3 e 4 Por trás dos aplicativos; Metaverso e Inteligência Artificial
A aula teve início com o professor Renato Soares explicando o funcionamento dos aplicativos que usamos no nosso dia a dia, com atenção especial para suas interfaces. Durante a explicação, ele trouxe à tona conceitos importantes como banco de dados e algoritmos — elementos que ajudam a tornar os apps mais eficientes, seguros e personalizados para cada pessoa.
Atividade em Grupo
No decorrer da aula, o professor propôs uma atividade em grupo: cada equipe deveria selecionar cinco aplicativos e, entre eles, escolher um para analisar os termos e condições de uso com mais atenção.
O nosso grupo, chamado Cyber, escolheu o YouTube para fazer essa análise mais aprofundada, já que é uma plataforma extremamente popular e com um alcance gigantesco entre diversos públicos.
Durante a leitura dos termos, percebemos algo que nos chamou a atenção: mesmo com políticas claras sobre moderação e conduta, muitos vídeos com conteúdos duvidosos continuam disponíveis. Isso gerou uma discussão entre o grupo sobre até que ponto as regras são realmente aplicadas e como funciona, de fato, o processo de moderação dentro da plataforma.
Na aula da terceira semana, o professor reforçou essa atividade, pedindo que cada grupo escolhesse um dos cinco aplicativos selecionados e investigasse mais a fundo os termos e condições de uso.
Ao continuarmos com o YouTube, encontramos um trecho que dizia que a plataforma conta com sistemas e equipes para lidar com abusos, violações e comportamentos prejudiciais. No entanto, com base no que observamos na prática, ainda há muitas falhas nesse controle.
Escolhemos o YouTube justamente porque ele é muito usado por públicos de todas as idades. Mas o que nem todo mundo percebe é como certos conteúdos permanecem online, mesmo quando claramente vão contra o que está descrito nas políticas da própria plataforma.
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