Semana 3 – Setor Operacional (Grupo)
Nesta aula, o professor orientou os alunos sobre como montariam a empresa e os ajudou a criá-la, dando ideias. Depois, foi apresentado o organograma, porém, sem que houvesse ainda uma definição clara de como seria a empresa. Logo em seguida, a turma se reuniu e ficou entre duas opções: uma empresa de tráfego pago ou de móveis planejados. O professor também deu dicas sobre como poderiam proceder e qual ramo seguir. Após muito debate e votação, os alunos decidiram que a empresa seria de móveis planejados. Também foram apresentadas as demandas de cada setor e os organogramas a serem elaborados. Além dessas duas ideias, os alunos pensaram em empresas de pousadas e hotéis; porém, como não faziam parte da temática de vendas, tiveram que buscar outras opções.
Por meio dessa aula, os alunos apresentaram organogramas e, logo após cada apresentação, o professor orientou como fazer os modelos de fotos de maneira mais assertiva e como poderiam melhorar os slides. Com a montagem dos organogramas, eles compreenderam que a demanda deveria ser realizada de forma a apresentar cada função dos setores e as profissões de cada aluno.
As fotos para o organograma inicialmente não estavam padronizadas, pois os alunos precisavam centralizar o rosto, usar roupas padronizadas ou da cor da empresa, tirar as fotos em um fundo branco, sem objetos ou sombras ao fundo, além de garantir que estivessem claras e coesas. Logo em seguida, os alunos puderam apresentar os slides em aula. Eles ouviram atentamente as orientações do professor e, no dia seguinte, reuniram-se para tirar as fotos utilizando um único aparelho, conforme a recomendação, para padronizar a qualidade e as vestimentas. Ao final da aula, o professor se dispôs a ajudá-los nas melhorias dos slides e analisou cada foto. Assim, os alunos puderam aprender mais sobre o funcionamento da organização dos organogramas e da elaboração dos slides. O professor também abordou a realização dos diários de bordo, explicando como deveriam ser feitos.
A aula em sí foi mais objetiva e diagnóstica, não tendo enfase na avaliação, mas na análise primária.

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