Carregando agora

Semana 8 – Setor Operacional – 25/04 (Grupo)

Na oitava aula da disciplina de Empresa Pedagógica, realizada no dia 25 de abril de 2025, o professor Renato orientou a turma do 3° ano de Vendas A sobre as demandas específicas que deverão ser desenvolvidas por cada setor da empresa simulada, visando a apresentação final do projeto.

Durante a aula, o professor explicou de forma detalhada o que seria exigido de cada setor, ressaltando que cada grupo deverá apresentar seu trabalho em aproximadamente 10 minutos. Além das explicações, foram esclarecidas dúvidas pontuais sobre a execução das tarefas, e o professor reforçou a necessidade de organização e colaboração entre os integrantes de cada equipe.

As demandas estabelecidas para cada setor foram as seguintes:

Setor Administrativo/Financeiro:

Este setor ficou responsável pela simulação do processo de abertura de uma empresa. As atividades incluem: consulta de viabilidade de abertura, registro legal da empresa, obtenção do CNPJ, inscrições municipais, estaduais e federais, emissão do alvará de funcionamento, cadastro na Previdência Social e levantamento dos custos fiscais. Também foi solicitado que montassem uma tabela detalhada com todos os custos envolvidos nesse processo.

 

img-20250424-wa0017-300x169 Semana 8 - Setor Operacional - 25/04 (Grupo)
Setor ADM/Financeiro apresentando sua demanda.

Setor de Recursos Humanos (RH):

O setor de RH recebeu a incumbência de elaborar a frequência da turma, monitorando faltas e justificativas, organizadas setor por setor. Além disso, ficou responsável por criar o organograma completo da empresa, demonstrando a hierarquia e funções de cada integrante, e planejar cursos de capacitação gratuitos, alinhados ao desenvolvimento das competências necessárias para o bom funcionamento da empresa.

img-20250424-wa0016-300x169 Semana 8 - Setor Operacional - 25/04 (Grupo)

• Setor Comercial:

O setor Comercial foi encarregado de criar materiais de divulgação, como um panfleto digital da empresa, e de montar um portfólio institucional em formato PDF. Também foi solicitado o desenvolvimento de um plano de marketing abrangente, incluindo estratégias para redes sociais, comunicação institucional e ações específicas em datas sazonais. Além disso, o setor deverá elaborar um plano de ação utilizando a metodologia 5W2H, descrevendo detalhadamente o que será feito, por quem, quando, onde, por quê, como e quanto custará.

img-20250424-wa0020-1-300x225 Semana 8 - Setor Operacional - 25/04 (Grupo)
Departamento comercial e sua demanda.

Setor Operacional:

Ao setor Operacional foi atribuída a responsabilidade de desenvolver dois fluxogramas: o primeiro sobre a experiência do usuário dentro da empresa, detalhando todas as etapas desde o primeiro contato até o pós-venda; e o segundo descrevendo os processos internos de produção ou de prestação de serviços oferecidos pela empresa simulada.

O professor destacou a importância de que todos os registros de produção, reuniões, decisões e etapas cumpridas sejam devidamente documentados nos Diários de Bordo, incluindo registros fotográficos para compor a apresentação final.

img-20250424-wa0015-300x169 Semana 8 - Setor Operacional - 25/04 (Grupo)
Setor Operacional apresentando sua demanda.

Compartilhe:

Últimas publicações